3

Mural II - Sobre música infantil

Flavinha:
Eu sou professora de musicalização infantil nas horas vagas (ou seja, não sou mais, mas era até minha vida virar esse caos que está agora), então é um certo dever conhecer música infantil. Em francês e inglês eu ainda estou explorando o repertório, mas o que eu achei de bom por enquanto é:
Francês:
Les petites tounes - é um grupo quebecois (composto por um peruano e mais uns mixs) que fazem música "pop" infantil. As letras são divertidas e a qualidade musical é boa (muitos instrumentos acústicos, boa harmonia), já fui em alguns shows deles por aqui (eles sempre estão no Festival de Jazz e outros eventos como "La fête des enfants") e eles são divertidíssimos.
Inglês:
Rafi - é um compositor super premiado, tem vários cds, gosto muito das músicas dele, que abordam temáticas das mais variadas (Musicack aqui é fã número 1 do hit "Baby Beluga", que conta a história de uma baleia beluga - dãr) e também tem qualidade boa.
Jennifer Gasoi - é a professora de musicalização do Zack, ela tem um CD gravado com composições próprias que são lindas, estilo meio jazz, que foi nominado pro Juno. Como professora ela não é lá essa maravilha, mas é um amor de pessoa e ótima compositora.
Mas ao bem da verdade, eu até tenho estes CDs e escuto com ele de vez em quando, só pra saber do que se trata, mas em casa só rola música brasileira mesmo. Deixo o inglês e francês por conta da creche e da igreja.
Português:
No outro post eu só falei dos CDs que tinham DVDs, mas se for pra falar só de CD, alguns essenciais são também:
- Todos do Toquinho/Vinícius (A arca de Noé 1 e 2, Canção de todas as crianças, A casa de brinquedos)
- Os Saltimbancos
- Vila Sésamo (a trilha sonora original, com bonecos assustadores e gente vestida de antigamente na capa)
- Adivinha o que é (do MPB4)
4

Mural

A cada semana que passa eu penso: Essa semana foi corrida, mas semana que vem tudo vai ser diferente. Eu vou ter tempo pra escrever uns 3 posts, pra assistir "Eli Stone" na TV, pra fazer todas as atividades que eu venho planejando com Artistack e quiçá até lavar roupa e arrumar a casa.

Semana vai, semana vem e a tal semana com muito tempo nunca chega. Semana passada de todas essas coisas a única que eu fiz foi brincar de massinha com Divertack, isso porque ele implorou, a pobre criança.

Na falta de tempo pra um post de verdade, vão algumas respostas:

- Sandra: Pois é, o menino é um beijoqueiro de mão cheia, coisa de louco. E ele sabe que menina é pra beijar e menino é pra bater. Não pergunte quem ensinou, eu não fui. Mas também, vamos combinar, a Lara é irrestível!

- Chris: Lista de DVDs e CDs altamente recomendados:
1. Toquinho no Mundo da Criança: É um DVD com todos os clássicos do Toquinho (Aquarela, o Pato, A casa, etc ) com animações lindíssimas, ganhadoras de Anima- Mundi e tudo. MPBack é fã de carteirinha e sabe todas as músicas de cor.
2. Todos do Cocóricó: As músicas são de Hélio Zinskind, um músico mega craque em música infantil de qualidade, as histórias contam do folclore e da cultura brasileria, além de situações "da roça", coisa que criança da cidade não vê muito, e logo, se fascina. O único problema é o fator vício, aqui em casa agora parece parque temático, temos TUDO do Cocóricó, porque todo mundo que vem do Brasil sabe que é alegria na certa.
3. DVDs e CDs do Palavra Cantada: Estes são feitos por outra dupla de craques, a Sandra Peres e o Luis Tatit. Os dois DVDs que eu tenho (clipes e Canções do Brasil) são excelentes, mas eles tem uma lista de CDs que são todos ótimos (eu tenho todos também, meus favoritos são: "Canções Curiosas" e o recém adquirido "Carnaval" - que é uma gracinha, cheio de marchinhas com letras "pra criança").

Todos estes são sim recomendados pra crianças bem pequenas já que as animações são muito bem feitas, os do Palavra Cantada e do Cocóricó tem personagens "de verdade" o que atrai a atenção dos menorzinhos. O que muda é o estilo de apreciação. Zackolino assistiu todos desde pequeno. No começo assistia uma pouquinho, enquanto estava brincando, balbuciava umas coisas aqui e alí. Agora se deixar ele passa o dia inteiro, cantando, tocando instrumentos acompanhando as músicas, faz conexões (ex. fomos fazer piquenique e ele lembrou que um dos clipes é sobre piquenique e começou a cantar a música, aliás, qualquer coisa que aconteça na vida ele tem uma música pra lembrar).

Ah sim, e por favor, não mande os da Xuxa, porque ninguém merece. Apesar que, devo confessar, Papito trouxe do Brasil uma vez uma coleção da Xuxa. Eu, que quando criança queria ser Paquita e depois que cresci passei a ver quão ruim é a qualidade daquilo, assisti todos, sem Zack por perto (e não no mesmo dia se não nem estava aqui pra contar a história), para fazer uma revisão crítica da coisa e o único ponto positivo que achei (contra os 428 negativos) foi que ela inclui crianças de todos os tipos nos clipes. Acho boa a iniciativa, mas a qualidade das músicas não dá pra engolir.

Ciça: Não deu pra fazer USG, eu bem queria, mas não deu, o que siginifica que eu ainda não sei o que vem por aí. Agora, 4kg mais gorda não é ruim não minha filha, o segredo é engravidar de novo. Eu, que ainda tinha 5kg sobrando da primeira, já perdi quase 6kg ,então estou pronta pra ganhar uns 10kg :-)

Boa semana pra todos!
11

48 horas

Foi o tempo que eu passei na terrinha.

Uma passagem que ia vencer foi a desculpa, mas o tempo estando escasso, só deu pro fim de semana mesmo.

Sem reclamações. Curti uma viagem sem nenê, isto é, com direito a leitura tranquila, dormir no avião e não ter ninguém pra entreter que não eu mesma, além de não ter nenhum passageiro olhando feio enquanto a criança chora.Vi mãe, vi irmão, vi amigos queridos, vi calor em Outubro, vi o trânsito da minha Sampa. Botei umas fofocas em dia, fiz umas comprinhas e obviamente, consumi um total record de calorias.

Acho mesmo que vou entrar pro Guiness, a pessoa que consegue comer mais comidas variadas em menos tempo. Foi uma sequencia de comida da Cacá (que trabalha na casa da minha mãe há 20 anos e cozinha como ninguém), jaboticaba, uva rosada, mousse de chocolate branco do Amor aos Pedaços, bolinha de queijo do Viena, Milkshake de Ovomaltine do Bob's, pizza de catupiry com palmito do Pedaço da Pizza, café da manhã na Galeria dos Pães, pão de batata do Baked Potato, pão de queijo recheado da Casa do Pão de Quejo, sucos naturais variados e é claro...muitas, muitas limas da Pérsia compradas pela amiga e comidas com voracidade minutos antes do embarque. A cena era de dar dó, aposto que teve gente contando em casa como viu uma grávida descascando lima com a mão e comendo que nem doida no saguão do aeroporto. Mas como ninguém paga minha contas, comi feliz.

Ai você se pergunta, mas não era essa a grávida que até outro dia vomitava só de pensar em comida?? Pois é, nada que dose dobrada de remédios anti-enjôo (seria sem acento ??) e um esforço psicológico fora do normal (será que enjoo - com acento ou sem - é psicológico?) não corrijam. É o que chamo de "Síndrome da Comilança Aguda", doença rara que acomete expatriados quando em visita à terra de origem. Caso patológico que será estudado por comissão da OMS. Tá certo que eu entrei no avião quase vomitando e não consegui nem sentir o cheiro da comida do avião, mas sei lá, a mente tem dessas coisas.

Fui na sexta, voltei hoje. Foi como um pit-stop - voltei reabastecida, pneus trocados e pronta pra continuar a corrida.
7

Cenas de Outono

Trilha até o lago


O lago absurdamente lindo, o menino absolutamente cansado e o pai completamente babão.
Outuno é assim...Idos são os dias de calor, de camiseta e chinelo. Casacos e cachecóis vão saindo aos poucos do armário, uma leve tristeza vai tomando conta de saber que o longo e tenebroso inverno está a porta...por outro lado, a natureza fica tão linda com folhas de tantas cores caindo das árvores que a gente até dá um desconto e tenta aproveitar.
13

Conversas

A nova mania de Tagarelack é ter respostas práticas. Até um dia desses, quando eu perguntava no fim do dia:
- O que você fez na escolinha hoje?
Ele começava uma longa história do tipo:
- Brincou, e os babies, e Eleonor e o John, tum, tum, tum (imitando o professor de música tocando violão) e Shalev pffffff (fazendo alguma onomatopéia de alguma cena indecifrável aos ouvidos da mãe que dirigia e ficava espiando pelo retrovisor)...
E por aí a história seguia com mix de músicas, fatos, sons.
De um dia pro outro, cansado de prestar contas, Adolescentack resolveu encurtar e a nova resposta, para a mesma pergunta é:
- Não fez nada.
E fim de papo. E eu que achava que tinha mais uns anos de cumplicidade.

Por outro lado, para meu alívio, ele ainda mostra que precisa do apoio da mãe quando o problema é realmente sério. Por exemplo, outro dia, depois de um longo banho de banheira, ele olhou pra sua mão, toda enrugada, e com a maior cara de espanto do mundo falou indignado:
- Mamãe!!!! A mão do nenê tá estagada!! (estragada).
No dia seguinte, sentado na privada, foi a vez de descobrir que o piu-piu (ou melhor, o anexo do piu-piu, o saquinho), também estava estragado.

Pior mesmo foi quando eu descobri também, sozinha, que minha cara anda meio estragada e que esta, diferente da mão do Enrugack, não volta ao normal depois de uns minutos fora da água.
2

Mural

Pessoas, pessoas, muito obrigada pela solidariedade coletiva. Muito me comove. Eu já recebi goiaba vinda de Los Angeles por Fedex, sob a etiqueta "baby cloth", mas lima e pão de batata não estou certa que atravessaria a fronteira...obrigada pelas tentativas assim mesmo ;-) Meu problema será resolvido em breve. Vou pro Brasil dia desses, pra usar uma passagem que está vencendo, já encomendei tudinho com as amigas e elas estarão me aguardando noa aeroporto de lima e pão de batata na mão.

Isabela: Não gosto de fazer propaganda negativa das coisas não, ainda mais das poucas coisas brasileiras que existem por aqui. Mas o lugar em questão é o Chez Brasil Café sim. No entanto, não vá pelo meu gosto de grávida. Eu particularmente não gostei do pastel porque o queijo não estava derretido e o requeijão (que elas fazem lá) não era bom. Mas considere que eu já estava indignada porque o que eu queria mesmo era pão de batata. Sendo assim, vamos dar os louros necessários, elas fizeram uma super reforma no lugar (que sempre foi um ponto "brasileiro", mas antes delas era uma verdadeira espelunca), está super bonitinho. Tem pão de queijo (pra comer na hora ou congelado pra fazer em casa tipo "Casa do Pão de Queijo"), tem Guaraná Antártica (que é puro e natural - desenterrei!), tem umas coisinhas de mercado (sequilhos, as vezes tem biscoito de polvilho, biscoitos brasileiros, chocolate, farinhas variadas, suco de maracujá) e o antedimento é ótimo.